sábado, 6 de dezembro de 2008

Zaqueu, o Publicano

Lucas 19:1-10

1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Algumas curiosidades:
  1. Os publicanos era coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens em cada localidade empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
  2. Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores.
  3. Não podiam servir de testemunhas ou juízes, sendo excluídos da sinagoga. Aos olhos da comunidade judaica, essa desonra estendia-se até suas famílias. (fonte: NVI).
  • Zaqueu queria ver quem era Jesus... Muitos naquela época ficavam curiosos quando Jesus passava por alguma aldeia ou cidade e queriam muito vê-lo, tocá-lo, avistá-lo, e não foi diferente com Zaqueu. Mas a Bíblia diz que ele era pequeno e precisou subir em uma árvore para ver o Senhor passar.
  • A Bíblia também diz que Zaqueu era um homem muito rico. Isso nos faz lembrar que Jesus não veio só para os pobres, ou só para os Judeus, ou só para uma classe da sociedade, mas a Palavra de Deus diz que Ele veio por causa de todos nós, brancos, pretos, pardos, amarelos, índios, sem distinção de classe, cor, credo e outros.
  • Quando Jesus caminhava viu que havia um homenzinho em cima de uma árvore (um sicômoro) e disse ao tal homem que lhe convinha ir ter com ele em sua casa. Jesus tem grande prazer em entrar em nossa casa, mas para tal, nós precisamos ter um coração aceitável, um coração sedento por Ele, Jesus percebeu isso em Zaqueu.
  • Várias pessoas começaram a murmurar quando Jesus revelou querer ir na casa de Zaqueu. Sempre haverá pessoas para se opor a vontade de Deus. Pessoas que não concordam com que Deus queira ter algo, ou falar algo com um pecador, ou por uma pessoa que não seja honesta, mas lembre-se Jesus veio para todos, e Ele quer entrar não só na tua casa Ele quer entrar na tua vida e fazer morada eterna.
  • Nesse encontro que Jesus teve com Zaqueu, Zaqueu mudou de vida, se arrependeu dos seus pecados e obteve o perdão divino. Todos nós cometemos pecados, e necessitamos do perdão de Deus, mas para tanto, nós devemos fazer como Zaqueu... ele se arrependeu.

Quando isso acontece nós estamos com meio caminho andado pra nossa salvação, pois quando nos arrependemos, pedimos perdão pelos nossos pecados, então nosso coração está ápto a receber ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas.

Que Deus possa abençoar cada dia mais a sua vida.

Pr. Márcio Henrique