sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Que queres que te faça?

Marcos 10:46-52

Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. 

Uma das coisas que noto nesse texto em particular, e não vejo em outros tantos... é que, neste caso a pessoa que recebeu o milagre de Jesus tem seu nome revelado... "Bartimeu, filho de Timeu", o homem que desceram em uma maca não teve seu nome revelado, nem os 10 leprosos tiveram seus nomes revelados, nem a ressurreição do filho da viúva de Naim (lembrando que Naim não é uma pessoa e sim uma cidade, aldeia ou vilarejo). Enfim, esse ex-cego teve seu nome revelado por algum motivo, creio que ele teve uma participação importante naquela época, pois no último verso, diz que ele seguiu a Jesus pelo caminho... então com isso podemos entender, que onde quer que Jesus ia, Bartimeu ia também, ele era um milagre ambulante, você concorda?

Segundo ponto que gostaria de compartilhar é de que Bartimeu com certeza já tinha ouvido falar de Jesus e de seus milagres... no segundo verso diz que "ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar", hora, ele não clamou a Jesus por acaso, e sim porque sabia que Jesus poderia curá-lo.

Terceiro ponto, quanto mais as pessoas pediam para que ele (Bartimeu) se calasse, mais ele clamava... "Jesus filho de Davi, tem misericodia/compaixão de mim". Quando nós passamos por uma aflição, um problema, para algumas pessoas, pode até parecer algo normal, ou insignificante, mas para nós, é algo que precisa ser resolvido, somente eu posso saber a dor que estou sentindo naquele momento em que piso em um espinho por exemplo... então as pessoas que pediam para que Bartimeu se calassem, com certeza não eram cegos e sim pessoas que enxergavam... Mas o principal disso tudo é que ele não se calou, quanto mais pediam pra que ele se calasse, mais ele clamava, então não desista, clame, grite ao Senhor para que o ajude com o seu problema.

E finalmente podemos notar que existe um momento em que Jesus vai parar de fazer o que está fazendo para lhe atender assim como fez com Bartimeu...vai te chamar e dizer: " Que queres que te faça?" daí você diz, e tenha fé que será feito como queres.

Deus te abençoe!

Pr. Márcio Lima